Projecto analisa a representação das mulheres e homens nas notícias
No âmbito do “ Projecto de Monitorização Global dos Média 2005”, cinco investigadores e duas finalistas do curso de Jornalismo da Universidade de Coimbra analisaram a representação das mulheres e homens nas notícias veiculadas pelos órgãos de comunicação social nacionais, durante o dia de ontem.
Desenvolvido pela Associação Mundial para as Comunicações Cristãs, o projecto conta com a colaboração de 116 países de todo o mundo, e prevê a divulgação e elaboração de um relatório global ainda sem data marcada.
Maria João Silveirinha, docente do Instituto de Estudos Jornalísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, marca a estreia de Portugal neste projecto e coordena a equipa de investigação responsável pela análise qualitativa e quantitativa de toda a informação recolhida segundo um conjunto padronizado de instrumentos de recolha e sistematização dos dados.
Os alvos da investigação foram os jornais nacionais da RTP1, SIC e TVI, os noticiários da TSF, Antena 1 e Rádio Renascença, e as edições dos diários generalistas “Público”, “Jornal de Notícias”, “Diário de Notícias”, “Correio da Manhã” e “24 Horas”. Aqui todo o tipo de histórias, temas e agentes envolvidos foram pontos relevantes nesta análise como, por exemplo, o número de notícias difundidas e seus conteúdos, o maior predomínio de mulheres ou homens e os tipos de histórias.
A codificação da matéria resultante do estudo terá de ser concluída até ao próximo dia 16 de Março e enviada para a sede do projecto em Londres, onde se centraliza e verifica os dados recolhidos de todos os países participantes.
A fase final do projecto caberá à organização não governamental “Media Monitoring Project” que irá proceder à análise e comparação dos dados com os que foram obtidos nos estudos precedentes, realizados em 1995 e 2000.
Fonte: “Público”
“Publique” sobe ao palco do Rivoli
“Publique”, a mais recente criação da coreógrafa Mathilde Monnier, sobe ao palco do Rivoli Teatro Municipal no próximo dia 17 de Fevereiro.
Após um percurso pautado por criações cujos intervenientes eram maioritariamente masculinos, Monnier apresenta uma peça feminina tendo como suporte a obra musical de Polly Jean Harvey.
A fusão da temática musical com os movimentos e as deslocações que emergem da dança tocam invariavelmente o prazer de observar e de ser observado. Os olhares sobrepostos das bailarinas funcionam como uma expressão de espelho do espectador.
“Publique” é também um espectáculo que trata a empatia entre o bailarino e o público.
“Distância e Proximidade” na Culturgest
A primeira exposição da Culturgest do Porto é uma mostra de fotografia contemporânea alemã que parte dos trabalhos de Hernd e Hilla Becher, um casal de fotográfos que tem vindo a desenvolver um trabalho conhecido pelo seu distanciamento e frieza dada a sua inventariação de formas e construção de tipologias, com o primado dado aos valores formais e estruturais da imagem fotográfica na vizinhança de uma estética minimalista.
A mostra, em exposição até 2 de Abril, inclui também o trabalho de oito fotógrafos, ex-alunos do casal Becher na Kunstakademie de Düsseldorf, alguns dos quais nomes inequívocos da fotografia comtemporânea: Andreas Gursky, Candida Höfer, Thomas Struth e Thomas Ruff.