quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Projecto analisa a representação das mulheres e homens nas notícias

No âmbito do “ Projecto de Monitorização Global dos Média 2005”, cinco investigadores e duas finalistas do curso de Jornalismo da Universidade de Coimbra analisaram a representação das mulheres e homens nas notícias veiculadas pelos órgãos de comunicação social nacionais, durante o dia de ontem.

Desenvolvido pela Associação Mundial para as Comunicações Cristãs, o projecto conta com a colaboração de 116 países de todo o mundo, e prevê a divulgação e elaboração de um relatório global ainda sem data marcada.

Maria João Silveirinha, docente do Instituto de Estudos Jornalísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, marca a estreia de Portugal neste projecto e coordena a equipa de investigação responsável pela análise qualitativa e quantitativa de toda a informação recolhida segundo um conjunto padronizado de instrumentos de recolha e sistematização dos dados.

Os alvos da investigação foram os jornais nacionais da RTP1, SIC e TVI, os noticiários da TSF, Antena 1 e Rádio Renascença, e as edições dos diários generalistas “Público”, “Jornal de Notícias”, “Diário de Notícias”, “Correio da Manhã” e “24 Horas”. Aqui todo o tipo de histórias, temas e agentes envolvidos foram pontos relevantes nesta análise como, por exemplo, o número de notícias difundidas e seus conteúdos, o maior predomínio de mulheres ou homens e os tipos de histórias.

A codificação da matéria resultante do estudo terá de ser concluída até ao próximo dia 16 de Março e enviada para a sede do projecto em Londres, onde se centraliza e verifica os dados recolhidos de todos os países participantes.

A fase final do projecto caberá à organização não governamental “Media Monitoring Project” que irá proceder à análise e comparação dos dados com os que foram obtidos nos estudos precedentes, realizados em 1995 e 2000.

Fonte: “Público”