domingo, maio 15, 2005

Vencedora do Prémio Camões integra colectânea de contos luso-brasileira

Lygia Fagundes Telles participa na antologia de contos eróticos “Intimidades”, que visa dar a conhecer a literatura contemporânea de língua portuguesa em Portugal e no Brasil.

Luísa Coelho, a investigadora que assina o prefácio desta obra, escreve que “o conto está a ser recuperado e é muito apetecível devido ao seu carácter conciso”.

A autoria exclusivamente feminina deve-se, segundo a investigadora, ao facto de ser “nesse domínio que a divulgação é menor e portanto o desconhecimento mútuo [ de portugueses e brasileiros] é maior”.

Lídia Jorge, Maria Teresa Horta, Inês Pedrosa, Teolinda Gersão e Rita Ferro são as cinco autoras portuguesas seleccionadas para integrar esta antologia.

No leque das escritoras brasileiras que participam nesta colectânea constam Lygia Fagundes Telles Ana Miranda, Nélida Piñon, Guiomar de Grammont e Brance Maria de Paula.

A escolha o erotismo como tema central da antologia é justificada por Luísa Coelho “por se encontrar no centro de toda a problemática da arte”.

O conto de Lygia Fagundes Telles, escolhido para integrar a obra, intitula-se “Apenas um Saxofone” e relaciona o prazer e o desejo com transgressão.

Fonte: www.lusa.pt