quarta-feira, abril 20, 2005

Mulheres do Kuwait vão poder votar e ser eleitas

Os deputados do Parlamento do Kuwait concordaram acerca da elaboração de um projecto de lei que dê o direito de voto às mulheres e as torne elegíveis, a partir, já, das próximas eleições.

A legislação foi aprovada em Outubro de 2003, com 26 votos a favor, 20 contra e 3 abstenções. De entre os votos contra, contaram-se os dos deputados tribais e islamistas, que se opõem aos direitos políticos das mulheres.

A última votação decorrerá dentro das duas próximas semanas, num parlamento composto por 50 deputados eleitos e mais 15 membros do Governo, também com direito de voto.

A igualdade entre os sexos está constitucionalmente prevista no Kuwait mas, no que se refere à lei eleitoral, o direito de voto abrange apenas os homens.

Em 1999, o emir árabe havia já promulgado um decreto sobre o direito de voto e a elegibilidade das mulheres, documento posteriormente aprovado pelo Governo mas rejeitado pelo Parlamento.


fonte: http://www.publico.pt

2 Comments:

At 4:10 da tarde, Blogger Monique Mendes said...

A igualdade entre os sexos devia ser uma realidade em todas as sociedades, porque a mítica frase "a mulher é o sexo fraco" já não tem qualquer comentário que se lhe possa dar, porque resume-se unica e simplesmente a isto: é uma estúpida frase sem fundamento...
Vivam as mulheres!

És grande Madrinha :)
Beijinhux da afilhadita**

 
At 8:11 da tarde, Blogger lili said...

Pois, realmente é sempre bom lermos noticias como esta...Mas será suficiente?
É um grande passo, sem dúvida...mas sempre que leio este tipo de noticias penso "de que vale o voto?"...
Deixo-vos um desafio...vamos pensar em todos os países do Mundo...será que há algum que respeite a mulher e que lhe dê op devido valor que esta merece?
Pensem nisso!

 

Enviar um comentário

<< Home