domingo, abril 10, 2005

Julieta Estrela convidada especial do Festival Éclats de Voix

A fadista portuguesa é a convidada especial do Festival Éclats de Voix, em Auch (Sudoeste de França), no qual Portugal participa este ano pela primeira vez.

O convite para participar no festival, cujo tema é a “atitude romântica” surgiu de “forma surpreendente”, revelou a fadista à agência Lusa. “Foram uns musicólogos que estiveram em Lisboa há dois anos, ouviram-me, gostaram, e este ano surgiu de forma surpreendente o convite”, explicou Julieta Estrela.

Entusiasmada, a fadista confessa “o mais interessante é que não se trata apenas de ir cantar mas integrar o fado num ciclo sobre o romantismo, período em que o fado surge como forma musical autónoma em Lisboa”.

Além da fadista, participam Paulo Silva (guitarra), André Ramos (Viola) e Daniel Gouveia que cantará e exemplificará as acentuadas diferenças fadistas, inserindo o fado no movimento cultural do romantismo do século XIX.

O Festival Éclats de Voix, a realizar entre o dia 03 e 12 de Junho, “dedica especial atenção à voz como instrumento musical, daí a importância que assumem as músicas onde a participação vocal tem maior ênfase, como acontece com o fado”, explicou Catherine Kauffmann- Saint- Marin, responsável pela organização do evento.

Julieta Estrela, cuja presença está agendada para dia 10 de Junho, irá interpretar, entre outros temas, “Ser fadista” (João Nobre/ Rogério Bracinha), “Zé Pescador” (Tiago Torres da Silva/ Jaime Santos) e “As duas glórias” (João da Mata).


Fonte: www.lusa.pt