quarta-feira, março 30, 2005

Rosa Mota na Agência Mundial Antidopagem


A ex-atleta, medalha de ouro da maratona nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1998, foi nomeada, no passado dia 24, para integrar a Comissão de Atletas da Agência Mundial Antidopagem (AMA).

Para Rosa Mota esta nomeação foi uma honra, na medida em que pode, agora, contribuir para um “desporto mais verdadeiro”, “mais limpo e igual”. “Ganhei sempre aquilo que quis e quando perdi nunca desconfiei que as minhas adversárias estivessem dopadas. (…) Tenho confiança que este jogo do ‘gato e do rato’ termine, nomeadamente, pelos atletas que possam ser feitos”.

O “‘doping’ é mau para a saúde, mas o pior é porque ao usá-lo se engana o adversário”, defende. A dopagem, acrescenta, “rouba momentos únicos das carreiras”, uma vez que a desclassificação de atletas medalhados por usarem substâncias proibidas não devolve a verdade das vitórias dos atletas “limpos”.

Os atletas da Comissão agirão como embaixadores junto dos atletas de alta competição, participando também em acções educativas. Nas grandes manifestações desportivas (Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e Europeus), procurarão acompanhar os atletas e recolher opiniões.

Com a selecção de Rosa Mota passam a ser dois os portugueses na AMA, depois de Luís Horta (director do Laboratório de Análises e Dopagem) ter assumido a função de presidente da Subcomissão de Acreditação de Laboratórios e relator junto da Comissão de Saúde e Investigação.


Fonte: http://www.lusa.pt

1 Comments:

At 12:41 da tarde, Blogger lili said...

Queria dar os Parabéns a quem escreveu este artigo...porque é importante que se diga que ainda há bons desportistas que embarcam em campanhas como esta. Entre as diversas falhas que há hoje-em-dia no desporto esta é, na minha opinião, a mais preocupante. Espero que este projecto vá para a frente e que este blog constinue a informar-nos sobre o desenrolar dos acontecimentos.
P.S_ o nome do blog ta muito feminista, ou não?Mas ok, temos de fazer ver que as mulheres também são capazes!..

 

Enviar um comentário

<< Home