domingo, março 06, 2005

Naide Gomes é campeã da Europa

A atleta portuguesa recebeu, este domingo, a medalha de ouro da competição de salto em comprimento dos Europeus de pista coberta de Madrid.

De acordo com a agência France Press, a medalha de ouro foi atribuída a Naide Gomes após um salto de 6,70 metros, acrescentando 10 centímetros ao recorde nacional obtido na véspera da final. A grega Stiliani Pilatou sagrou-se vice-campeã (6,64), enquanto a romena Adina Anton (6,59) e a alemã Bianca Kappler- que não terá a melhor marca oficial- receberam ambas a medalha de bronze.

O insólito ocorreu no segundo dia dos Campeonatos Europeus de pista coberta, que terminam hoje, na prova mais aguardada pelos portugueses. Naide Gomes, que liderava o concurso até ao último ensaio, viu a marca de 6,96m ser atribuída à alemã Kappler, medição que mereceu protestos imediatos por parte da comitiva portuguesa e de outras delegações presentes, tendo o júri admitido o erro. A própria atleta germânica admitiu não merecer o título de campeã da Europa, atribuindo a marca (6,96) a um erro de inserção.

Face a esta situação, e após visionar as gravações de vídeo e atendendo aos inúmeros protestos de vários atletas participantes no evento, o juíz da prova de saltos, Simon Iglésias Gutierrez, conclui ser “impossível” a atribuição de uma marca definitiva a Kappler. Obedecendo aos regulamentos, e dado que a atleta “dispões de menos um ensaio que os restantes concorrentes”, o júri concordou atribuir-lhe uma nova tentativa, caso esta concordasse. No entanto, a atleta negou-se a saltar alegando que a falta de concorrência prejudicaria a sua prova.

Esta recusa levou a organização a atribuir duas medalhas de bronze e a premiar Naide Gomes com a medalha de ouro.

A atleta portuguesa, campeã mundial de pentatlo, é, assim, coroada rainha do salto em comprimento do Velho Continente.

Fontes: http://diariodigital.sapo.pt
http://jn.sapo.pt/2005/03/06