terça-feira, março 22, 2005

Agustina Bessa-Luís doutorada “honoris causa”

A escritora Agustina Bessa-Luís foi hoje doutorada “honoris causa”, pela Universidade do Porto, juntamente com o poeta Eugénio de Andrade. Este doutoramento foi justificado pelo facto de os escritores serem "personalidades de prestígio no campo literário, motivadores de vocações e inspiradores de importantes estudos académicos".

No final da cerimónia, a que Eugénio de Andrade não compareceu por motivos de doença, a escritora agradeceu a distinção, apesar de considerar que "não há razão suficiente para que este predicado – o do doutoramento – seja atribuído ao sujeito". Acrescentou mesmo que “embora ame a língua portuguesa não me apliquei a ela como devia. A escolha que recaiu sobre o meu nome depende muito de razões parciais” como “a do trabalho de uma longa carreira de escritora".

Agustina Bessa-Luís, considerada por Arnaldo Saraiva (padrinho de doutoramento) “a mais complexa personalidade feminina da literatura portuguesa”, afirmou ser "uma honra receber o anel do letrado e dar testemunho de uma obra que, sempre imperfeita, é realizada em liberdade de espírito".

A cerimónia serviu para assinalar o 94º aniversário da Universidade do Porto, e a escolha dos escritores distinguidos prendeu-se com o facto de serem, na opinião da reitoria universitária, “dois dos maiores vultos literários da cidade e do país”.

Nascida a 15 de Outubro de 1922, Agustina iniciou-se na literatura aos 26 anos, com a novela "Mundo Fechado", e desde cedo, recebeu elogios de autores já então consagrados como Aquilino Ribeiro, Ferreira de Castro ou Vitorino Nemésio. Tem mantido, desde então, um ritmo de publicações constante.

1 Comments:

At 9:53 da manhã, Blogger Carlos Ferreira said...

Acho que não será preciso dizer que esta distinção é mais do que merecida. Estes foram dois escritores que fizeram muito pela literatura portuguesa e acho que até se pode dizer que peca por tardia, principalmente, no caso de Eugénio de Andrade. Será que esta terá ocorrido nesta altura devido aos problemas de saúde que afectam Eugénio de Andrade? Neste país estamos habituados a ver de tudo mas quero acreditar que não.
Continua o bom trabalho.
Passa no trickyshow.blogspot.com...é o melhor blog de sempre, ou então não é e eu já estou sob o efeito de do famoso liquido vermelho....a betadine.

 

Enviar um comentário

<< Home