terça-feira, fevereiro 15, 2005

"Esmagadora maioria dos novos empresários são mulheres"

“Liderança ocupacional, motivação de equipas, objectividade ou direcção para resultados” são algumas das vantagens, apresentadas pelo coordenador da estratégia nacional de formação de novos empresários e micro-empresas, Joaquim Cunha, que as mulheres têm sobre os homens e que favorecem o empreendorismo.

A resposta do sexo feminino a determinados nichos de mercado e a capacidade de risco a tem sido, segundo o coordenador, surpreendente.

Durante a cerimónia de encerramento do Encontro Regional do Centro do Programa Empreendedoras PME, que reúne cerca de 200 formandas, Joaquim Cunha afirmou que “daqui a uns anos vamos ter que ter programas específicos para homens”.

Os projectos apresentados incluem “ATL+s, clínicas de reabilitação, espaços de ocupação de tempos livres, oficinas, indústrias”, entre outras propostas.

Este programa, que prevê formação específica, estudos de viabilidade dos projectos e apoio financeiro inicial, com acompanhamento técnico e se dirige a mulheres que queiram criar o seu próprio emprego, apesar da grande adesão, tem encontrado dificuldades, nomeadamente a falta de espaços de apoio aos projectos. “Centros de apoio ou incubadoras onde estas empresas se possam consolidar numa fase inicial.
O auto-emprego e a criação de micro-empresas foram apresentados, por Joaquim Cunha, como forma de combate à tendência de deslocação das grandes empresas para países de mão-de-obra barata e consequente desemprego, e nesse sentido foi lançado o desafio aos partidos para uma maior aposta “neste tipo de projectos”.


Fonte: http://www.rtp.pt

1 Comments:

At 2:18 da tarde, Blogger Monique Mendes said...

como eu costumo dizer: as mulheres irao dentro em breve dominar o mundo e é muito bem! é preciso acabar com o machismo! e tb k tal experimentar 1mulher à frent do governo?? talvez o país andasse pa frent, sim pk portugal ja parece um caranguejo, d tanto andar pa tras!!
beijinhos e bigada por passares no www.felgamae.blogspot.com

 

Enviar um comentário

<< Home