sexta-feira, dezembro 10, 2004

Linda B. Buck

A americana Linda B. Buck recebe o nobel da medicina, hoje, dia de aniversário da morte de Alfred Nobel, o fundador dos galardões, em Estocolmo. Este resulta de um estudo sobre aquele a que apelidam “o mais enigmático dos nossos sentidos” – o olfacto.

A estudiosa, em parceria com um outro americano, Richard Alex, “descobriu uma grande família de genes constituída por cerca de 1000 genes diferentes (3% dos nossos genes) que está na origem de um número equivalente de receptores olfactivos”, afirma a Fundação Nobel. No fundo, “esclareceram como é que o nosso olfacto funciona”.
A investigação destes dois estudiosos contribuiu para se perceber porque razão os odores são percepcionados de forma diferente por cada indivíduo. A resposta está, como muitas, nos genes: “há uma grande família de genes que intervém na nossa capacidade de sentir os diferentes odores (…) esses genes têm muitas variáveis, que tornam o olfacto individual”, explicita o geneticista português Carolino Monteiro.

Assim se explica o facto de um mesmo cheiro, por exemplo, o de um perfume, ser percepcionado de forma diferente por cada pessoa, a sensibilidade a determinados odores e, até, «por que somos atraídos por um parceiro e não por outro».
«A nossa sensibilidade para o diferente contribui para a biodiversidade, daí que não tenhamos atracção por um cheiro que tenha as mesmas semelhanças genéticas (…) Trata-se de uma questão de sobrevivência – quanto mais diferentes formos, maiores probabilidades temos», nota de forma esclarecedora o geneticista.

O Nobel, um dos primeiros a ser entregue, será no valor de 1,1 milhões de euros.

3 Comments:

At 12:18 da manhã, Blogger Alberto M. Teixeira said...

Agora já sei porque razão os odores são percepcionados de forma diferente por cada indivíduo.;) Quem me dera ser filho dela "O Nobel, um dos primeiros a ser entregue, será no valor de 1,1 milhões de euros". Escreves muito bem ass. Teixeira

 
At 2:25 da tarde, Blogger DaniGift said...

Tá bem, tá. Mais um artigo sobre esse ser diminuido. lol Mas de resto continuo a achar muito boa ideia este vosso blog, continuem assim e já agora, conhecem o danigift10.blogspot.com???? ah pois é, é o meu blog e já iam lá e m diziam kk cena, nem k foss mais uma mensgem d fim d ano. Obrigado na mesma. Continuem com o vosso trabalho. Bjinhos do afilhado

 
At 11:34 da manhã, Blogger Monique Mendes said...

cucu madrinha linda! bem, agora k ja tennho blog ja posso comentar pk antes nd pa ninguem :). escreves mt bem martinha. mts beijinhos e ja agora sempre k puderem passem no www.felgamae.blogspot.com
beijinhos**********

 

Enviar um comentário

<< Home